Novas oportunidades

Novas oportunidades

O terceiro setor tornou-se presente em praticamente todos os segmentos de nossa sociedade. Ele está na educação, na saúde, na assistência social e no trabalho. Mas, para isto, estas organizações devem se organizar e institucionalizar.
O terceiro setor faz o trabalho que o governo deveria fazer, e na maioria das vezes, de maneira mais eficiente e organizada, gerando 5% dos empregos do mundo, no Brasil gera 2,5% dos empregos brasileiros.
Nestas organizações há campo de trabalho para os mais diversos profissionais voluntários ou não, nas áreas de administração, de psicologia, serviço social, medicina, contabilidade, ciências da computação, análise de sistemas, veterinária, agronomia e muito mais.
Em relação ao terceiro setor, existe o conceito pré-concebido, de que são serviços desorganizados, amadores e inclusive, ultimamente, de que servem de fonte de recursos para políticos corruptos, lavagem de dinheiro, e outras irregularidades.
Em razão desta carência de organização e profissionalismo é que torna o setor um filão para bons administradores.
O terceiro setor é a 8ª economia mundial, visto que movimenta US$ 1 trilhão ou 10% do PIB mundial, é responsável por 10 milhões de profissionais, sendo 45% nos EUA, 29% na EU, 11% no Japão e 10% na América Latina, respondendo por grande fatia de mercado.
O número de profissionais que se formam anualmente em nossas universidades e faculdades focam somente no chamado mercado tradicional e não enxergam esta grande oportunidade que se abre e aumenta a cada ano. Conforme dados do Ministério do Trabalho de 1995 o mercado de trabalho brasileiro cresceu 20% enquanto que o terceiro setor chegou a 45%.
As empresas concluíram que a responsabilidade social é uma grande sacada e entre seus colaboradores estão profissionais que trabalham nesta área específica, atendendo às demandas da sociedade, do meio ambiente e das próprias empresas que inseridas em um mercado cada vez mais globalizado onde cada decisão deve ser muito bem pensada.

Rui Carlos Sindermann
Graduando em Adm. de Empresas – Formação Análise de Sistemas

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


sete − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.