Projeto Alquimia – Sustentabilidade

Projeto Alquimia – Sustentabilidade

Projeto Alquimia, um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, visando reaproveitar os componentes eletrônicos e demais materiais (madeira, vidro e metais) retirados das máquinas “caça-níqueis” apreendidas em operações contra os Jogos Ilícitos.
O objetivo principal do projeto é assegurar uma destinação ambiental adequada às máquinas apreendidas, com aproveitamento integral dos componentes, ao mesmo tempo em que se viabiliza a inclusão social, por intermédio do Programa Sócio Ambiental de Recondicionamento e Reciclagem.
Este projeto é destinado a entidades que trabalham com cidadãos em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a essas pessoas um novo horizonte em suas vidas, uma vez que oferece oportunidade de trabalho, empreendedorismo e aprendizado.
Com relação às organizações do terceiro setor, propicia a montagem de oficinas profissionalizantes para estes cidadãos, suprindo também o parque de informática das mesmas. As oficinas podem ser de marcenaria ou informática, e reaproveitam os materiais das máquinas caça-níqueis. Também possibilita o ingresso de receita, uma vez que o material gerado com a desmontagem das máquinas caça-níqueis, a montagem de novos computadores e a reciclagem de suas peças tem grande valor comercial.
Com a utilização de técnicas de gestão as organizações do terceiro setor tornam-se competitivas, buscando seu espaço com responsabilidade social e ambiental. A sustentabilidade é expressão chave neste meio, visto que, as mudanças em nossa sociedade não afetaram só o homem, mas também o ambiente em que vivemos degradando-o.
A responsabilidade social não é só uma preocupação do terceiro setor, mas também das grandes empresas que com este viés criaram departamentos com esta finalidade e principalmente visando o lucro que esta atitude pode gerar. O consumidor consciente e exigente é presença cada vez mais constante no mercado.

Rui Carlos Sindermann
Graduando em Adm. de Empresas – Formação Análise de Sistemas

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


nove × = 27

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.